Professora da Unesulbahia publica artigo sobre evolução da Tuberculose em Eunápolis

Grande reconhecimento

A professora Henriene Schneider Ruy Galaes publicou o artigo de título “Evolução da Tuberculose nos Últimos 10 Anos no Município de Eunápolis”, na Revista Ft. Veículo de grande reconhecimento acadêmico, parceira de outras grandes plataformas de distribuição de pesquisa científica, como o Google Acadêmico e ISSN.

 

Localismo e importância da pesquisa

A pesquisa da professora da Unesulbahia, trata da realidade de Eunápolis, algo muito relevante: falar, pensar, pesquisar e divulgar sua própria realidade para o mundo. O localismo é uma tendência muito relevante – precisamos cada vez mais olhar para a nossa própria comunidade, valorizá-la e entender sobre ela. Esse movimento nos da base para fortalecer o que é local, sendo pesquisa o motor do desenvolvimento.

 

Nesse caso, falamos de um desenvolvimento que diz respeito a medicina e a saúde. Marcelo Brenno P. Abreu, Lucas Mendes Fagundes Neves, Daniela Pala, Henriene Schneider Ruy Galaes e Marcia Glayde Silva Matos Figueredo foram co-autores do estudo, que buscou entender mais sobre a Tuberculose, doença que permanece um grave problema de saúde pública mundial, sendo a segunda principal causa de morte por doenças infecciosas, após a AIDS.

 

Resultados

A partir de casos de Tuberculose notificados no município de Eunápolis entre 2013 e 2023, os pesquisadores realizaram um estudo epistemológico. Os resultados indicam uma tendência crescente na incidência de TB em Eunápolis, destacando a necessidade de políticas de saúde pública focadas na prevenção e tratamento da doença. A pandemia de COVID-19 afetou negativamente a detecção e tratamento da TB, evidenciando a vulnerabilidade do sistema de saúde.

 

Confira o artigo completo clicando aqui