Motivos para cursar Medicina

A razão de cada pessoa para escolher um curso como Medicina – que exige tamanha dedicação – é bastante pessoal. Cada estudante tem sua história com a Medicina, que muitas vezes passa por palavras como: cuidado e salvação. A vontade de poder cuidar de alguém, de poder salvar uma pessoa amada ou um desconhecido. No entanto, existem diversos motivos para se escolher o curso.

Pensar na carreira de Medicina é pensar em uma vida de entrega. Entrega aos estudos, ao trabalho, aos pacientes, entrega do seu tempo. É preciso, então, mergulhar de cabeça e lembrar que há sempre o que aprender – a medicina está em constante evolução.

 

Dessa forma, para sintetizar, vamos listar os principais motivos para se cursar Medicina a seguir:

 

1- Cuidado como verbo imperativo

Um dos principais motivos é o cuidado. Ao estudar medicina, você adquiri ferramentas que te possibilitam, acima de tudo, cuidar do outro. Como qualquer ferramenta, é preciso compreender a melhor forma de a usar. Para que o cuidado seja imperativo, é preciso ter empatia, no sentido de: saber se colocar no lugar do outro – não de cima para baixo, com pena, mas de igual para igual, com a capacidade de sentir o que o outro sente. Um médico humano, que consegue se entregar ao seu paciente para que ele se sinta acolhido é o que tem o maior ensejo de cuidado. E cuidar do outro – conhecido ou desconhecido – é a maior forma de amor que há no mundo.

Estudantes de medicina realizando alguns procedimentos como, medir os batimentos cardíacos e método de compressão com balão de respiração em boneco de simulação realística.

 

2- Mercado da Medicina valorizado

O mercado de medicina é amplo, com grande oportunidade de empregabilidade. Assim sendo, esse é um motivo importante a ser considerado. Os salários são normalmente altos, o que chama atenção quando é preciso escolher qual carreira seguir. A recompensa financeira é uma grande forma de valorização de qualquer trabalho, é o reconhecimento concreto da profissão na sociedade.

 

3- Sentido no trabalho, sentido na vida

Enxergar sentido na vida tem muito a ver com enxergar sentido no trabalho. O seu trabalho, independente de qual for, vai ocupar grande parte do seu dia a dia. Para que você consiga de fato dedicar-se a ele, é preciso que você se sinta motivado a realizar aquilo que se propôs. É fácil de se enxergar sentido na área de medicina: você tem a oportunidade de salvar vidas e ser alguém importante na vida de diversas pessoas. Por essa razão, a vida passa a fazer sentido – é possível entender seu papel no mundo e cumpri-lo.

 

4- Diversas áreas de atuação

Dentro da profissão de medicina existem muitas áreas de atuação: diferentes residências, especialidades, inúmeros caminhos que se pode seguir. Existem doenças muito especificas que não se tem ainda muito conhecimento ou pesquisas, ou áreas com muita demanda, o que são oportunidades. Dessa forma, você poderá adentrar o mundo médico e conhecer as diferentes possibilidades, para entender o que você mais se identifica e qual caminho deseja seguir. A escolha do curso é a primeira dentre muitas que virão.

Conheça algumas áreas de especialidades na lista atualizada do CFM (Conselho Federal de Medicina)

 

5 – Possibilidade de contribuir para o desenvolvimento científico

Um motivo para cursar medicina, pouco valorizado no Brasil é a Pesquisa Científica. Há muito ainda para se descobrir dentro da medicina. A Pesquisa Científica é motor do desenvolvimento de qualquer área, e não diferente para a medicina – área que exige, inclusive, muita pesquisa. Portanto, dentro da carreira médica você tem a oportunidade de tornar-se um pesquisador, e talvez, fazer grandes descobertas, transformando o mundo – e, provavelmente, a vida de diversas pessoas.

Três estudantes de medicina vestidos com jaleco, observando microscópio, enquanto dois outros estudantes, também vestidos com jaleco circulam o ambiente.