Reunimos respostas para as perguntas mais frequentes sobre a Unesulbahia. Se continuar com dúvidas, procure nossa Central de Atendimento.
As inscrições devem ser feitas sempre no site da Unesulbahia, na página: www.inscricao.unesulbahia.com.br.
As inscrições para o curso de Medicina precisam de pagamento da taxa de inscrição para serem finalizadas.
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com nossos consultores:
Higo Lira – (71) 98810-4732
Marcelo Monteiro – (71) 98835-7012
Matheus Cardoso – (71) 98792-4823
As inscrições dos cursos de Direito, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia têm inscrições gratuitas e devem ser feitas em: https://inscricao.unesulbahia.com.br/
O curso de Medicina tem taxa de inscrição de R$350,00, que deve ser realizada no ato da inscrição ou até a data limite de inscrições estipulada em edital, acessando o portal do candidato: https://inscricao.medicinaftc.com.br/candidato.
A prova dos cursos da Unesulbahia (exceto Medicina) são on-line. Elas podem ser realizadas no final da inscrição ou agendadas para dia e horário que o candidato desejar.
A leitura do edital antes de realizar a prova é obrigatória!
Editais disponíveis em: https://unesulbahia.com.br/documentos/
O resultado dos processos seletivos do curso de Medicina sempre será divulgado em: https://medicinaftc.com.br/edital
Os resultados dos demais cursos estarão disponíveis em:
https://unesulbahia.com.br/documentos/
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Canal de Atendimento:
WhatsApp (71) 9 8792-9570
Call Center (71) 3254-8000
Chat aqui no site (canto inferior direito).
Como fazer minha matrícula online?
Primeiro, você deve fazer a sua pré-matrícula em: https://lyceum.medicinaftc.com.br/processo-seletivo/r/historico
Veja o passo-a-passo no vídeo:
O que preciso para me matricular?
Primeiro, você precisa já ter concluído o ensino médio ou apresentar um documento que informe a previsão de término antes de iniciar as aulas no curso da Medicina FTC
Além disso, é preciso que você tenha disponibilidade integral para aulas que podem acontecer durante todo o dia.
Quais documentos preciso ter para a matrícula?
Para se matricular você vai precisar dos seguintes documentos:
– DIPLOMA ou CERTIFICADO de conclusão do ensino médio ou DECLARAÇÃO de conclusão;
– CERTIDÃO de nascimento ou casamento;
– RG e CPF;
– TÍTULO DE ELEITOR, para maiores de 18 anos;
– OBRIGAÇÕES MILITARES para homens;
– COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
– HISTÓRICO escolar do ensino médio;
Uma dica importante é que você busque estes documentos com antecedência para facilitar na hora da sua matrícula.
Renovação de Matrícula
Antes do início de cada período letivo, o aluno deve acessar o Portal do Aluno para realizar a renovação da Matrícula. A opção estará liberada durante período de renovação no Portal. Depois, deve assinar o contrato educacional via link recebido no e-mail institucional direcionado pela DocuSign, e pagar o boleto da primeira parcela. Assim, estará matriculado nas disciplinas referente ao seu período letivo.
Só estará apto para o processo de renovação de matricula os alunos adimplente com as mensalidades anteriores.
Após a conclusão das etapas de renovação serão gerados os valores referentes ao semestre letivo dividido em seis parcelas (semestralidade).
Caso você realize alterações de disciplinas, o valor final sugerido na matrícula será alterado e o acerto financeiro dos valores retroativos serão contemplados no mês subsequente.
Trancamento de Matrícula
Você poderá solicitar o trancamento de matrícula através do Portal do Aluno, respeitando-se a data limite divulgada no calendário acadêmico. O pedido de trancamento de matrícula será avaliado e o deferimento está condicionado ao aluno regularmente matriculado, adimplente com todas as obrigações financeiras e acadêmicas. O trancamento é concedido por tempo determinado, não podendo exceder 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não, a contar da sua concessão, sendo obrigatória a renovação de trancamento no início de cada período letivo.
Quando posso trancar a minha matrícula?
O candidato deve seguir o período trancamento determinado em calendário acadêmico.
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Cancelamento de Matrícula
O aluno poderá requerer Cancelamento de matrícula através do Portal do Aluno. A solicitação será analisada, e após deferimento o aluno perde o vínculo com a instituição, só podendo retornar ao curso através de um novo processo seletivo. O pedido de reembolso do cancelamento só segue para análise mediante a data de solicitação no Portal.
Em caso de falecimento do aluno, a referida circunstância deve ser informada à IES, para que seja efetivado o cancelamento da matrícula, mediante exibição do atestado de óbito.
Acesse o Portal do Aluno clicando aqui
Sim. No momento a Unesulbahia conta com financiamento junto ao Santander e o Sicoob, além do FIES e do PROUNI.
Confira qual pode ser a melhor opção para você:
SANTANDER
Para saber mais sobre o financiamento, entre em contato com os bancos e conheça a política de contratação.
SICOOB
O financiamento é disponível para estudantes em qualquer período do curso particular de Medicina. Nele, o aluno só começa a pagar as parcelas após a conclusão do curso. Mas, vale ressaltar que neste caso é necessário apresentar garantia real de imóvel localizado no Brasil. Para saber mais sobre o financiamento, entre em contato com os bancos e conheça a política de contratação.
FIES
O FIES é um programa do governo. Para participar é preciso ter realizado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Se você quiser saber mais, fique atento as informações e prazos no site https://acessounico.mec.gov.br/fies. Todas as informações referentes a este financiamento sempre serão dadas pelo site oficial do FIES.
Caso já possua o financiamento do FIES e queira transferir para o curso da Medicina FTC, consulte o edital de transferência do financiamento no próprio site do FIES. Se você se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo programa, solicite a transferência e aguarde aprovação.
PROUNI
Assim como o FIES, o PROUNI é um programa do governo que concede bolsas estudantis parciais ou integrais. Para participar também é necessário ter realizado ENEM. Para saber mais, fique atento as informações e prazos no https://acessounico.mec.gov.br/prouni.