Unesulbahia é reconhecida pela ONU como instituição de impacto acadêmico

A excelência acadêmica e os projetos voltados à comunidade local foram alguns dos critérios que chancelaram o reconhecimento

 

A Unesulbahia agora é integrante oficial do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne mais de 1,6 mil instituições de ensino superior ao redor do mundo, com a finalidade de promover dez diretrizes internacionais, que incluem a asseguração da sustentabilidade, o acesso à educação e a proteção dos direitos humanos.

 

Como a Unesul conquistou ta reconhecimento?

Além do comprometimento com a formação integral de seus alunos, outras diretrizes de atuação da Unesulbahia foram analisadas para que a instituição passasse a integrar a iniciativa. “Diversas atividades da nossa faculdades estão alinhadas com os princípios com a UNAI, alguns exemplos são: a oferta de atendimentos e serviços gratuitos para a comunidade, o compromisso com a redução de resíduos sólidos e a promoção do bem-estar social”, destacou o professor da instituição, Carlos Rafael Bogdezevicius.

 

Ao integrar a iniciativa, a Unesulbahia passa a fazer parte de uma rede rede global de instituições de ensino superior, que conecta estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores de diversas áreas. “Esse marco é reflexo da educação de excelência, com valores éticos e humanísticos oferecida pela Unesulbahia. Nesse momento de celebração, nos sentimos motivados a continuar promovendo ações e atividades que possam contribuir de forma ativa e atenta frente às grandes questões sociais contemporâneas”, pontua Diego Leite da Cunha, diretor da instituição.

 

Sobre a UNAI 

Com o nome original United Nations Academic Impact (UNAI), o Impacto Acadêmico das Nações Unidas foi criado com base nos compromissos relativos à Agenda 2030 de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa conta mais de 1.600 associados, espalhados por mais de 150 países.

 

No Brasil, além da Unesulbahia, cerca de 85 instituições de ensino fazem parte da rede. Quando se torna associada a UNAI, cada instituição se compromete a realizar pelo menos uma atividade anual que apoie os dez princípios fundamentais, que são:

 

1 – Erradicação da pobreza (por meio da educação);

2 – Construção de capacidades (nos sistemas de educação superior);

3 – Educação para todas e todos (independentemente de gênero, raça, religião ou etnia);

4 – Cidadania global (por meio da educação);

5 – Acesso à educação superior (oferecendo oportunidades e conhecimentos necessários para cada pessoa alcançar a educação superior);

6 – Compromisso com os Direitos Humanos (incluindo a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão);

7 – Diálogo intercultural (buscando o desaparecimento da intolerância por meio da educação);

8 – Promoção da paz e resolução de conflitos pela educação;

9 – Promoção da sustentabilidade pela educação;

10 – Compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.