Sistema de Avaliação

A avaliação do rendimento acadêmico nos cursos sequenciais e de graduação é feita por disciplina em que o aluno estiver matriculado, levando-se em consideração a assiduidade e o aproveitamento, cada uma eliminatória por si mesma, e o disposto no Capítulo XII do Regimento Interno das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Será considerado assíduo, para efeitos deste regulamento, o acadêmico que obtiver a freqüência mínima de 75%(setenta e cinco por cento) às atividades de cada disciplina, considerando-se reprovado o aluno que não atingir tal índice.


Entende-se por aproveitamento o grau de aplicação aos estudos e os resultados obtidos pelo aluno, avaliado através das provas e trabalhos exigidos no decorrer do semestre letivo ou de exame final.

Será obrigatória a frequência do aluno, salvo nos programas de educação à distância.

Conforme o art. 97 do Regimento Interno das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia caberá ao docente avaliar o desempenho do discente, registrando as notas, presenças, faltas e conteúdo lecionado no Sistema de Informação da Instituição – SAGU, e entregando os resultados à Secretaria Geral, nos prazos definidos pelo Calendário Acadêmico, de acordo com os seguintes critérios:

  • Duas provas semestrais, numa escala de 0 a 100 pontos cada uma, considerando como resultado final da disciplina a média resultante dos pontos obtidos, após a divisão do total das notas alcançadas pelo número de avaliações aplicadas;

  • O exame final tem o valor de setenta (70) pontos, e será obrigatório para todos os alunos que não atingirem, como resultado das avaliações durante o semestre letivo, a média de setenta (70) pontos;

  • A média final da Avaliação de Desempenho do discente será a resultante da soma da média alcançada no semestre, com a nota do exame final, dividida por dois, cujo valor final deverá ser igual ou superior a cinquenta (50) pontos para aprovação;

  • A avaliação final, realizada no fim do período letivo, tem por objetivo avaliar a capacidade de domínio do conteúdo geral da disciplina, constando a matéria lecionada no período, sendo admitida a prova gráfica e/ou prática, para disciplinas cuja avaliação exija tal tipo de procedimento.

  • Não terá direito ao exame final o discente que não obtiver 75% (setenta e cinco) de presença, sendo, portanto, considerado como não aprovado na disciplina, independentemente de haver obtido rendimento escolar. O mesmo será considerado igualmente reprovado, caso não alcance quarenta (40) pontos resultantes dos valores obtidos nas avaliações realizadas durante o semestre.

  • Uma cópia das provas bimestrais e exames finais, quando estiverem em forma escrita, deverá ser encaminhada ao Coordenador do Curso pelo professor da disciplina, com antecedência mínima de 72 horas da aplicação da prova para sua reprodução, sendo observada a disponibilidade do respectivo Coordenador na Instituição e confirmado o recebimento.

  • A elaboração e aplicação das avaliações/provas são de responsabilidade do professor, que deverá verificar a presença do discente, através de assinatura em folha de presença (Ata de Exame emitida pela Secretaria Geral), orientando aqueles que não comparecerem a procurar a Secretaria Geral para preenchimento de requerimento próprio, para a realização da segunda chamada, que será marcada e aplicada pelo professor da disciplina.

  • As provas bimestrais, após terem sido objeto de verificação pelo professor, devem ser entregues aos alunos mediante protocolo específico, emitido pela Secretaria Geral.

  • O professor deverá entregar na Secretaria Geral todas as Atas de Avaliações aplicadas durante cada bimestre e os Protocolos de recebimento das avaliações pelos discentes, devidamente datados e assinados para arquivamento, nos prazos definidos por Cronograma de atividades Acadêmicas.

  • Os exames finais semestrais ficarão arquivados na Secretaria Geral.

  • O prazo para solicitação de revisão de provas deverá ocorrer no período máximo de 5 (cinco) dias após a divulgação dos resultados conforme calendário acadêmico em vigor.

A realização de revisão de prova, após requerimento protocolado pelo aluno, está condicionada à apresentação deste documento (prova) sem rasuras; respondida à caneta, se manualmente.