fbpx

Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação

Conheça o Mestrado

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela Capes desde 2009, o Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação oferecido pela Unesulbahia, em parceria com a Unisuam, possui abordagem multidisciplinar e é direcionado a profissionais de Eunápolis e região envolvidos com reabilitação, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, médicos e formados em Educação Física.

Os integrantes do Mestrado vão ter capacidade de desenvolver bases técnico-científicas para pesquisa e ensino, tornando-se capacitado a exercer atividades de pesquisa e de docência no Ensino Superior.

 

Pesquisa e aplicação em um único programa

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação da Unesulbahia-Unesuam abrange estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

Reabilitação Interdisciplinar:

Ciências da Reabilitação possui perfil multidisciplinar. Esta configuração possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores independentes e docentes de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

Inovação:

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

Linhas de Pesquisa Diversificadas:

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação tem sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação. A finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.

 

Inscrição

Clique para se inscrever
Período de inscrições:  De 01/10/2021 a 22/10/2021

 

Linhas de Pesquisa

Abordagem Terapêutica em Reabilitação:

Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

Avaliação Funcional em Reabilitação:

Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado:

Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos, funcionais e sociais relacionados à prática de esportes, incluindo os adaptados, e a otimização do desempenho, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias. Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

 

Coordenação

Profº ARTHUR DE SÁ FERREIRA

Coordenador Acadêmico

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), do Committee on Publication Ethics (COPE) e da Royal Statistical Society (RSS). Atua como professor adjunto do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e pesquisador no Laboratório de Simulação Computacional e Modelagem em Reabilitação dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e de Desenvolvimento Local da UNISUAM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento funcional humano, processamento de sinais biomédicos, modelagem computacional, bioestatística, fisioterapia musculoesquelética e cardiovascular e medicina tradicional (chinesa).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5432142731317894

E-mail: posstr[email protected]

 

Profº JOÃO PAULO ALVES DO COUTO

Coordenador Local

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2003). Mestrado (2007) e Doutorado (2016) em Engenharia Biomédica Atualmente é Coordenador e professor do curso de fisioterapia da UNESULBAHIA/FTC e professor do curso de Medicina da UNESULBAHIA/FTC. Atua principalmente nos seguintes temas: gerontologia, reumatologia, fisiologia do exercício, disfunção temporomandibular, anatomia e promoção da saúde.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4356185485386567

E-mail: [email protected]

Edital

Calendário

 

Corpo docente

Nome Google Scholar Citation ORCID Research Gate Lattes
Arthur de Sá Ferreira acessar acessar acessar acessar
Agnaldo José Lopes acessar acessar acessar acessar
Patrícia dos Santos Vigário acessar acessar acessar acessar
Alex Souto Maior Alves acessar acessar acessar acessar
Leandro Alberto Calazans Nogueira acessar acessar acessar acessar
Thiago Lemos de Carvalho acessar acessar acessar acessar
Ney Armando de Mello Meziat Filho acessar acessar acessar acessar
Luis Felipe da Fonseca Reis acessar acessar acessar acessar
Renato Santos de Almeida acessar acessar acessar acessar
Igor Ramathur Telles de Jesus acessar acessar acessar acessar
Fabio Vieira dos Anjos acessar acessar acessar acessar
Luciana Crepaldi Lunkes acessar acessar acessar acessar
Ligue pra gente!