O Curso de Direito possui como laboratório o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), cujas instalações são capazes de possibilitar a vivência do acadêmico com a prática forense, tanto de forma simulada como de forma real.

 O NPJ dispõe de um salão do júri com área física de 120 m(cento e vinte metros quadrados) cuja mobília e espaço representam um verdadeiro ambiente forense, já tendo, inclusive, sediado atos judiciais reais do Juízo da Vara Crime da Comarca de Eunápolis. Neste ambiente professores e alunos, desde o primeiro período do curso, simulam atos processuais, ampliando o aprendizado e firmando a política institucional de integração teoria e prática.

 O laboratório NPJ possui ainda um escritório modelo de advocacia, credenciado junto à OAB/BA, localizado em frente ao Fórum estadual da Comarca de Eunápolis, e próximo da Vara do Trabalho, da Seção Judiciária Federal e da Câmara dos Vereadores do município. O escritório modelo está estruturado num espaço físico de 169 m2(cento e sessenta e nove metros quadrados), contado com ampla sala de espera, secretaria e balcão de atendimento, espaço para digitação de petições, sala de reunião, cinco cabines de atendimento individual, acervo de livros jurídicos e legislação, internet wireless etc. Neste ambiente, os acadêmicos do sétimo ao décimo períodos têm a oportunidade de vivenciar um verdadeiro escritório de advocacia, com atendimento real à população de baixa renda do município de Eunápolis, de onde resultam centenas de processos judiciais movimentados pelos estudantes sempre sob orientação de Professores – Advogados.