fbpx

Farmácia

farmacêutico tem atribuições que muita gente desconhece. De acordo com o Conselho Federal de Farmácias (CFF), estes profissionais podem atuar em dezenas de áreas distintas.

Na farmácia, eles esclarecem as dúvidas dos pacientes quanto aos medicamentos, mas também podem atuar no desenvolvimento de produtos e diagnósticos, nas análises toxicológicas e dermatológicas, no controle ambiental, higiene, segurança no trabalho, educação, alimentos, cosméticos.

No setor industrial, realiza desde pesquisas com novos fármacos até a produção e o controle de qualidade, além de registro de novos produtos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e distribuição de medicamentos. Para exercer a profissão, além do diploma de bacharelado, é necessário também registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

O Mercado 

Das mais de 80 áreas que o profissional pode atuar, as de maior expressão são: farmácias comunitárias (farmácias de rede e privada); vigilância sanitária; assistência farmacêutica; distribuidoras de medicamento; indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

O profissional também pode atuar em farmácias de manipulação, farmácia hospitalar, na área da gestão, e da farmácia clínica; além de análises clínicas; alimentos, em especial a de controle de qualidade. No Nordeste, têm surgido boas experiências na área de cosméticos.

As áreas afins e complementares como a da saúde coletiva, a fitoterapia, acupuntura, a parte dos florais de Bach, entre outras áreas terapêuticas também fazem parte do escopo de atuação do farmacêutico, permitindo a ele uma diversidade de possibilidade de atuação.

Tendência

Existem três grandes tendências nessa área: a genética, trazendo muitos elementos da farmacogenômica a partir de medicamentos elaborados ou adaptados às necessidades individuais; o resgate da farmácia enquanto espaço de estabelecimento farmacêutico e que abre, portanto, mais oportunidades; e o crescimento da área da farmácia hospitalar com o componente da farmácia clínica.

 

COORDENADOR DO CURSO

Prof. Dr. Alvaro Camilo Dias Faria

E-mail: [email protected]

Ligue pra gente!