fbpx

Prestar assistência ao paciente com procedimentos como aferir pressão arterial, aplicar soro, dosar medicamentos ou ainda auxiliar o médico numa sala de cirurgia são algumas das atividades realizadas por enfermeiros. Normalmente, esse profissional é o primeiro a prestar os primeiros socorros e também é responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e curativos.

Apesar de o trabalho do enfermeiro ser o de cuidar da saúde das pessoas, atuando em hospitais, clínicas e pronto atendimento, o campo de trabalho é vasto. O enfermeiro pode trabalhar com assistência domiciliar, enfermagem do trabalho, pesquisa científica, em setor administrativo, entre outros.

Com a mudança demográfica no Brasil, que está deixando de ser um país jovem para ser um país majoritariamente de idosos, torna-se ainda mais necessária a formação de profissionais de Enfermagem.

O Mercado

Na Unesulbahia, Rede UniFTC, o aluno de enfermagem tem uma formação abrangente, estando pronto para atuar em qualquer área, desde a atenção básica até com estratégia de saúde da família, que engloba postos e centros de saúde.

Com um amplo campo de atuação, o enfermeiro pode atuar em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou ainda, na área hospitalar, atuando nas emergências clínica médica ou cirúrgica.

Quem busca tendências de mercado pode ficar atento à área de Enfermagem Estética, que até há pouco tempo era exercida apenas por profissionais da Biomedicina e da Fisioterapia.

Outro campo de atuação promissor são os serviços de homecare (cuidado domiciliar), devido ao processo de transição demográfica que tem ocorrido no Brasil, migrando de um país jovem para um país de idosos.

Também cresce bastante a área de Enfermagem Esportiva, voltada para o cuidado de atletas, antes dominada por outros profissionais de saúde. O enfermeiro também pode optar pela Enfermagem Aérea Espacial, devido à regulamentação que agora exige enfermeiros na equipe de bordo para prestar assistência de primeiros socorros, antes feita por comissárias de bordo.

Reconhecido pela Portaria MEC nº 264 de 16/11/2012.

COORDENADOR

Prof. Johan Paulo Rodrigues da Silva

e-mail: [email protected]

TURNO DE FUNCIONAMENTO

Noturno: 19:00 às 22:40 horas (segunda a sexta)

08:00 às 11:40 horas (sábados letivos)

LABORATÓRIOS

MANUAL DE NORMAS GERAIS E DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

NORMAS DE SEGURANÇA DO LABORATÓRIO  

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

MANUAL DO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

QUADRO DOCENTE

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

CONSTRUÇÃO CURRICULAR

 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Manual de estágio.

 DURAÇÃO DO CURSO

O Curso de Enfermagem é constituído de 10 (dez) semestres letivos, totalizando 05 (cinco) anos.

DATAS COMEMORATIVAS

12 de maio – Dia do Enfermeiro(a)

 

Ligue pra gente!