Você sabe do que trata o SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)?

SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 é constituído por três componentes principais – a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

O SINAES, é responsável por avaliar todos os aspectos que giram em torno dos três eixos citados acima, principalmente no que se refere a missão institucional, ao ensino, a pesquisa e a extensão, a responsabilidade social, a comunicação com a sociedade, organização e gestão da instituição, infraestrutura física  e sustentabilidade financeira

Como é realizada essa avaliação?

O SINAES possui uma série de instrumentos facilitadores e componentes da avaliação institucional: a autoavaliação, a avaliação externa, o ENADE (O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a avaliação dos cursos de graduação e o censo da educação superior.

Estes instrumentos quando pensados em articulação tornam possível a atribuição de conceitos relacionados às realidades e contextos das instituições de educação superior. O Ministério da Educação (MEC) torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições  e de seus cursos através do banco de dados do INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- MEC).

Como ela acontece nesta instituição?

 

Pensando em aprofundar os rumos e caminhos das  Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia/UNESULBAHIA foi estabelecida desde 2004 a Comissão Própria de Avaliação – CPA de acordo com as normas do MEC.

Esta comissão é a principal responsável por realizar de forma contínua e permanente, o processo de Autoavaliação Institucional. O principal objetivo da CPA é avaliar, por ângulos diversos e a partir de diferentes instrumentos, o desenvolvimento das atividades institucionais e o cumprimento do processo de produção e disseminação do conhecimento, buscando o aperfeiçoamento das funções de ensino, a implantação de projetos de iniciação científica e de prestação de serviços à comunidade, atendendo às questões locais e globais.

A CPA é composta por docentes de diferentes áreas de conhecimento além de representação discente dos diferentes cursos, funcionários técnico-administrativos de diversos núcleos e representantes da sociedade civil de segmentos diversos.

 Visitem a nossa CPA, localizada no 1º andar da nossa instituição.

Horário de Funcionamento: das 14:00 as 18:00 horas ( de segunda a sexta-feira).

E-mail: [email protected].

Responsável: Profª.Mestra Andrea Lima Duarte Coutinho.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Os principais objetivos

Promover e acompanhar a autoavaliação das atividades desenvolvidas pela Instituição, do ponto de vista de seus atores institucionais, identificando as causas dos problemas e deficiências, aumentando a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo. A Comissão deve desenvolver a cultura crítica e autocrítica das ações de avaliação, bem como prestar contas à sociedade.

Quem participa?

Comunidade interna (alunos, docentes, técnicos-administrativos) e comunidade externa (sociedade em geral).

O que é avaliado?

A CPA promove, em diferentes momentos, a autoavaliação das dez dimensões previstas no SINAES: a missão e o plano de desenvolvimento institucional, a política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, a responsabilidade social da instituição, a comunicação com a sociedade, as políticas de pessoal, desenvolvimento profissional, organização e gestão da instituição, infraestrutura física, planejamento e avaliação, política de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira, tendo como sujeitos os alunos, professores e técnicos-administrativos.

Organização e composição da CPA

A CPA reúne representantes de todos os segmentos acadêmicos, designados por Portaria do Diretor Geral. A estrutura de funcionamento da CPA é resultado das experiências de avaliação no contexto institucional, das mudanças e ampliações das unidades acadêmicas ao longo dos anos e da intencionalidade em propiciar melhor visibilidade de atuação da Comissão Própria de Avaliação, contribuição e efetividade do trabalho.

Mais informações:

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004

Ministério da Educação (MEC)

Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP)