fbpx

Conheça 6 cuidados essenciais para a saúde da mulher

60

As mulheres no Brasil representam mais de 51% da população. Contudo, a preocupação com determinados assuntos referentes a elas ainda é recente. Os cuidados com a saúde da mulher no país, por exemplo, por meio de políticas, diretrizes e protocolos têm pouco mais de 3 décadas.

Quando falamos em atenção à saúde da mulher não basta pensar na alimentação e na prática de atividades físicas. É necessário se livrar de hábitos que possam levar à formação de doenças, como a baixa hidratação, o abuso de álcool ou de cigarros, e outras medidas no dia-a-dia. Com uma mudança positiva no estilo de vida, é possível reduzir os riscos. Selecionamos algumas dicas para que você cuide melhor da sua saúde:

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação balanceada é parte fundamental da saúde feminina. Não se trata de fazer dietas restritivas e, sim, de garantir uma nutrição adequada. O cuidado com o cardápio diário faz a diferença para controlar níveis de indicadores relevantes — como os números referentes ao colesterol.

Pratique atividades físicas

A atividade física é capaz de aumentar a expectativa de vida. Indiretamente, ela pode reduzir em até 35% o risco relativo de morte em mulheres, de acordo com um estudo publicado no periódico British Journal of Pharmacology. A pesquisa mostra que exercitar-se pode funcionar como um medicamento, mas, assim como os remédios, é preciso se atentar à dose. A pesquisa indica que, para reduzir problemas cardiovasculares, é necessário no mínimo 90 minutos de exercícios moderados por semana.

Realize exames periodicamente

Fazer um check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas. Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia ou o papanicolau. A frequência pode ser menor, dependendo da idade, do histórico familiar e de outros fatores de risco. Converse com um profissional!

Dê atenção à saúde mental

Saúde representa o equilíbrio entre o corpo e a mente. Por isso, além do físico, também é necessário cuidar da saúde mental, especialmente diante de uma pandemia ou de problemas psicológicos. Quadros como depressão, ansiedade e estresse têm que ser tratados adequadamente para garantir bem-estar no cotidiano.

Cuide da higiene íntima

Dar atenção à sua região íntima é essencial para evitar infecções comuns, como a candidíase. É crucial realizar uma limpeza gentil, priorizando produtos que não agridam ou irritem a área. Também é importante ter cuidado com alguns hábitos, como compartilhar objetos pessoais, usar roupas muito apertadas, e permanecer com a calcinha ou biquíni molhado por um longo tempo.

Previna-se contra doenças

Para mulheres com vida sexual ativa, é imprescindível escolher corretamente métodos de prevenção de doenças e de contracepção. O uso de preservativo ainda é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também é aconselhável fazer testes frequentes quanto a essas disfunções.

Essas dicas são recomendadas para qualquer fase da vida. Cuidar da saúde é cuidar de si!

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

Ligue pra gente!