Você já parou para observar como você se alimenta? Pois bem, existem profissionais especializados em mostrar como fazer bom uso dos alimentos e assim, ter uma melhor qualidade de vida. A boa alimentação influencia diretamente em benefícios para a saúde, prevenindo e tratando doenças.
Se o primeiro passo para ter uma melhor qualidade de vida é a partir da alimentação, então, a área de Nutrição é uma carreira promissora a seguir. No Brasil, o aumento da expectativa de vida e a necessidade das pessoas em se alimentar de forma mais correta são uma realidade e, por isso, tem ampliado campo de trabalho para o profissional de Nutrição.
O Mercado
A Nutrição tem sido uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos, especialmente porque com o aumento da expectativa de vida, a demanda por profissões da área de Saúde também expandiu-se, segundo informações da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
O campo é vasto, e o nutricionista pode atuar com nutrição clínica, seja em consultório ou em ambiente hospitalar; na gestão de unidade de alimentação e nutrição, como por exemplo, restaurantes comerciais ou industriais, onde, por lei, é exigido um responsável técnico.
O profissional também tem espaço em organizações, hotéis, escolas, inspeção sanitária, creches, asilos, postos de saúde, SPAs, academias, clubes de futebol, Vigilância Sanitária (fiscalização), e ainda como docente no ensino superior.
Tendência
Como tendência mercadológica, o destaque é para a área esportiva, que é um adentro na área da clínica e que vem conquistando os egressos; e para o estudo do microbioma intestinal.
COORDENADOR DO CURSO
Profª. Raquel Alves Pinheiro Damasceno
E-mail: rdamasceno@unece.br