Direito

O curso de Direito está entre os mais tradicionais e concorridos do Brasil. Para quem busca uma carreira promissora dentro da área jurídica, o curso não só oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho como também agrega muitos conhecimentos sobre os direitos individuais e coletivos, bem como entendimento e interpretações das leis, entre outros assuntos jurídicos fundamentais para a vida em sociedade.

Além de advogar, o bacharel pode atuar na condição de magistrado, promotor de justiça, delegado de polícia estadual e federal, defensor público, procurador federal, estadual e municipal, consultor jurídico, assessor, dentre outras profissões. Sendo que, cada uma dessas profissões tem suas peculiaridades especificadas em seus editais de concurso.

Mercado

O Direito é uma área que permite atuação em diversos campos do mercado de trabalho. Este profissional está apto para atuar tanto na advocacia, quanto nas carreiras públicas como magistratura, ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual, federal, consultor jurídico, assessor, além de organismos não governamentais.

Além das áreas tradicionais do Direito, existem os novos ramos que são muito ricos e têm perspectiva de crescimento. São elas: áreas que envolvem normatização do comércio eletrônico, os crimes cibernéticos, Direito Ambiental, Direito Tributário e as que envolvem o aconselhamento de diretores de empresas.

Também ganharam destaque recentemente na profissão a área de biotecnologia e o Direito Tributário, que deve continuar em evidência em razão das questões políticas do país. Sem esquecer o Direito Ambiental, que deve ganhar ainda mais campo e mais destaque no mercado em razão da tendência de uma maior consciência da população quanto à necessidade de preservar o meio ambiente.

Autorizado pela Portaria MEC nº 2.053 de 09/07/2004.

Reconhecimento renovado pela Portaria Ministerial nº 270 de 03/04/2017

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Direito deverá ser um profissional com habilidades e competência para o exercício das mais diversas profissões jurídicas e elemento participante do processo de construção de uma sociedade sustentável, sensível aos complexos problemas sociais e comprometido com os objetivos fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil, sendo ele, acima de tudo, um profissional socialmente produtivo.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O bacharel em Direito está habilitado para o exercício das mais diversas profissões jurídicas, preenchidos, é claro, os demais requisitos exigidos por lei.

São profissões exclusivas de bacharéis em Direito: a advocacia privada, a advocacia pública (advogado geral da união, procurador federal, procurador da fazenda nacional, procurador estadual, procurador municipal, defensor público federal, defensor público estadual), a magistratura (juiz federal, juiz do trabalho, juiz de direito), o ministério público (procurador da república, procurador do trabalho, promotor de justiça), os diversos cargos de serventuários da justiça (analista judiciário de TRF/TRT/TSE, escrivão de TJ etc.), as carreiras policiais (delegado e escrivão de polícia federal, delegado e escrivão de polícia civil), dentre outras.

COORDENADOR

Profa. Ms. Soane Lopes dos Santos Becevelli

e-mail: soane@unece.br

 

TURNO DE FUNCIONAMENTO

Matutino: 08:00 às 11:40 horas (segunda a sexta)

08:00 às 11:40 horas (sábados letivos)

Noturno: 19:00 às 22:40 horas(segunda a sexta)

08:00 às 11:40 horas (sábados letivos)

LABORATÓRIO

Clique aqui

CONSTRUÇÃO CURRICULAR

REGULAMENTO DAS ATIVIDADE COMPLEMENTARES

REGULAMENTO NPJ (ESTÁGIO)

REGULAMENTO TCC

QUADRO DOCENTE

    Clique aqui para fazer o download do arquivo PDF.

DURAÇÃO DO CURSO

O Curso de Direito é composto de 10 (dez) semestres letivos, totalizando 05 (cinco) anos.

DATAS COMEMORATIVAS

11 de AgostoDia do Advogado

08 de Dezembro Dia da Justiça