Biomedicina

Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A Biomedicina é uma área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área da saúde humana, animal ou das plantas.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.

campo de atuação do biomédico contempla hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde. Esse profissional pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos.

É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.

Mercado

curso de Biomedicina da Unesulbahia, Rede UniFTC possui 35 áreas de atuação, sendo mais comuns as de análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área.

Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros. O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios, também é considerada uma tendência constante na área.

O profissional terá a responsabilidade técnica por laudos e pareceres; produção, análise, comércio e responsabilidade técnica de bioderivados; além de fazer a análise por imagem de tomografia e ressonância magnética.

 

COORDENADOR DO CURSO

Prof. Dr. Pedro Henrique de Amorim Miranda

E-mail: pmiranda@unece.br