10 dicas para uma entrevista de emprego de sucesso – 2018

81

1 – escolha o que vai vestir de acordo com a empresa

Parece algo muito simples, porém muitos candidatos já perdem espaço já na primeira impressão.

A primeira impressão é o que vai definir o entusiasmo do entrevistador.

E pode apostar: Ele quer achar o candidato certo para esta vaga.

Não é apenas escolher uma roupa esporte ou uma roupa social. A questão aqui é você ir para entrevista como se já trabalhasse na empresa. Faça uma pesquisa com as pessoas que trabalham no cargo igual ao que está se candidatando ou similar da área. E vista –se da mesma forma. Vá como se estivesse trabalhando no cargo correspondente.

Algumas dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego:

  • Acessórios: Principalmente para as mulheres, acessórios que chamam mais atenção que você e seu conteúdo atrapalham o entrevistador e podem fazer você perder a vaga.
  • Cabelos: Procure manter os cabelos bem apresentáveis. Cabelos soltos ou presos não interferem na entrevista. Porém deve estar limpos e arrumados. Sempre procurando evitar acessórios muito chamativos.

Para os homens, barba bem aparada e limpa são avaliados pelo entrevistador.

  • Roupas: De maneira geral, a mulher é melhor usar um terninho de cor neutra, um tailleur, sapato scarpin, maquiagem leve e acessórios discretos são mais indicados.

A mulher deve evitar decotes, maquiagem carregada, peças transparentes e “roupas de balada”. “Em locais menos clássicos, os jeans podem ser usados, mas não os rasgados ou os muito desbotados, o estilo discreto permanece”.

Para os homens camisa polo e calça (Jeans ou social básica dependendo da vaga) de cores neutras.

  • Maquiagem – Aposte na maquiagem leve. Para uma entrevista é indicado usar cores neutras, batons claros, e tomar cuidado com o blush, para não exagerar e chamar muito atenção.
  • Unhas bem-feitas – As mãos são uma das coisas claramente vistas pelo entrevistador. Prefira esmaltes com cores claras ou a famosa francesinha. Aos homens também é importante manter as mãos cuidadas e pode também passar uma pequena base incolor.
  • Tenha uma boa postura – A postura corporal é avaliado e chama atenção do entrevistador. Procure manter a postura ereta e olhar sempre firmemente para os olhos do entrevistador. Seja firme e demostre simpatia. Isso ajuda muito na avaliação.
  • Não exagere no perfume – Procure fragrâncias leves para o dia da entrevista.

De modo geral é melhor errar para mais do que para menos, o social sempre é uma boa escolha. Se caso for muito social e ver que o ambiente é mais despojado, é só tirar a gravata e dobrar a manga. É mais fácil passar do social para o esporte do que o contrário.

2 – pesquise a empresa antes

Antes da entrevista é fundamental fazer uma pequena triagem da empresa em que se quer trabalhar.

Vá para internet, pesquise o tamanho, missão, visão e valores da empresa, história e cultura da empresa, como está posicionada no mercado, quem são os concorrentes dela, e como você pode contribuir para esta empresa. Assim você pode entender também o motivo real que quer trabalhar lá e se ela está adequada aos seus valores pessoais de vida e oportunidades de crescimento que busca a longo prazo. A grande maioria dos entrevistadores observam como é sua visão a longo prazo e como se vê no futuro dentro dela. Caso esta pergunta seja feita, você terá uma visão clara e assertiva de possibilidades.

3 – tome cuidado com a fala

Evite gírias e erros de português, isso pode eliminar um candidato em uma entrevista de emprego. Fale o necessário e seja o mais claro possível para não se perder em contextos complexos e terrenos que não possui domínio absoluto.

4 – saiba qual seu objetivo

Antes de se inscrever em um processo seletivo é importante que você esteja certo sobre seu objetivo. Saber o que se quer quando está se candidatando a vaga é tão importante quanto saber o que não se quer.

5 – conheça seus pontos fortes e fracos

Uma lição que tive de 10 anos de entrevistas que fiz em recrutamento e seleção é esta etapa.

O candidato na grande maioria tem dificuldades de falar de si. E a grande maioria não reconhece seus pontos fortes e seus pontos fracos. Aqui a dica pode inclusive procurar um Coach para fazer este processo de autoconhecimento, mesmo que seja para um este objetivo, um processo de coach vai ajudar e muito a conhecer essas potencialidades.

Nesta etapa é importante trazer exemplos práticos de seus comportamentos, que demostrem essas habilidades e que comprovem o exercício de tais qualidades. É muito importante também saber os pontos que precisa se desenvolver, isso provavelmente será questionado na entrevista. Muitos candidatos usam o clássico “perfeccionista” para mencionar seus pontos fracos, isso já demostra para o entrevistador uma certa omissão de suas verdadeiras habilidades e pontos a desenvolver. Cuidado neste momento para não perder sua vaga por falta de autoconhecimento. Seja pontual e objetivo nesta etapa.

6 – seja pontual

Ser pontual significa neste contexto estar no mínimo 15 minutos antes do horário marcado.

Pontualidade é um dos pré – requisitos para uma contratação básica. Se você começar já com atrasos, pode demostrar que não está interessado e não demostra compromisso com a empresa.

7 – pense em situações em que você tenha vivido um desafio

Geralmente na entrevista pode surgir perguntas de vivencias profissionais que façam você relatar situações de desafios. Para não dar nenhum branco, prepare – se para uma pergunta nesta linha. Pode ser situações bastantes simples, porém que gerem algum tipo de desafios, o entrevistador irá observar mais como você se comportou e sua inteligência emocional nesta parte do processo. E como você se comportar diante deum desafio.

8 – não fale mal de colegas ou da empresa anterior

Aqui é muito possível que ele pergunte o motivo do seu último desligamento. Procure manter a ética empresarial e não falar mal do seu antigo gestou ou da empresa que trabalhou. Isso demostra integridade e maturidade. É observado pelo entrevistador o fator da ética. Da mesma forma que é importante não revelar informações confidenciais da empresa que você trabalhou ou trabalha.

9 – tenha empatia

Cumprimente com aperto de mão firme e empático.

Demostre que seu interesse com entusiasmo e energia pela empresa e os motivos das necessidades que a empresa busca preencher a vaga disponível. Demostrar interesse com entusiasmo é fundamental para que você ocupe o lugar nesta vaga. A vontade de estar na empresa, fazer parte e colaborar com o crescimento desta empresa. Aproveite para tirar suas dúvidas com o cargo em questão. Fazendo isso você demostra responsabilidades das suas atribuições e terá ainda mais certeza da decisão a ser tomada para o próximo passo.

10 – seja você mesmo na entrevista de emprego

Geralmente o entrevistador já espera que esteja nervoso na entrevista. Se for um bom entrevistador, vai deixa–lo a vontade para que se comunique bem durante o processo.

Por isso, quanto mais autêntico você for, melhor será seu desempenho. Procure ser honesto e congruente com suas respostas em relação as expectativas em relação a empresa. Tenha em mente sempre o bom senso.

A dica é simples: Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas na entrevista. Isso só vai prejudicar seu processo e você pode cair na sua própria armadilha. Não tente impressionar, apenas seja você mesmo que tudo ficará bem, e seus resultados serão muito positivos.

Na maioria das vezes o perfil comportamental (link para fazer o teste de perfil comportamental) vai dar maior assertividade de colocar a pessoa certa no lugar certo, fazendo a tarefa certa. Por exemplo, uma pessoa introvertida, pode não se desenvolver bem em cargos que exijam extroversão e comunicação, e uma pessoa com base administrativas e estatísticas, pode não se desenvolver bem em cargos de criação.

Por isso é fundamental o processo de autoconhecimento que o Coaching pode realizar na jornada de um processo seletivo. Tentar forçar um perfil só trará transtornos de médio e longo prazo.

Caso queira saber mais sobre o assunto acesse o link abaixo:

http://www.fontedetalentos.com.br/blog

você pode gostar também Mais do autor

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.